...ditos, mitos & ritos...

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

OUTUBRO.I _ RITOS DE OUTUBRO

.
.
.
.
.
...RITOS DE OUTUBRO...


Em "DITOS, MITOS & RITOS", dá-se destaque nesta página, tal como sucedeu relativamente a meses anteriores, a uma listagem de RITOS associados a, ou simplesmente tendo lugar tradicionalmente em, OUTUBRO. Não existe critério especial para além da sequência cronológica na sua apresentação, tal como se encontrava online ( cultodavidapormerlin ):


(* _ Também como anteriormente sucedeu, e em consideração para com os mais cerrados adeptos da Igreja Católica Apostólica Romana, a de maior implantação e ainda quase institucionalizada entre nós, não uso o termo RITUAL, propositadamente para estabelecer a devida distância, aos olhos de quem vê qualquer outra crença como "pagã". Para além desse facto, recorda-se a abundância de informação difundida sobre os calendários litúrgico e hagiográfico respectivos, pelo que não são incluídos aqui.)







AGENDA
.
Calendário Lunar


Em Outubro:



7 de Outubro - Ano Novo na Suméria, em honra a deusas como Ishtar e Astarte.


11-13 de Outubro - A Thesmophoria, festival exclusivamente feminino em honra a Deméter e a Kore na Grécia.


12 de Outubro - Fortuna Redux, uma celebração às jornadas Felizes, em Roma.


14 de Outubro - Durga Puja, ou Dasain, no Nepal, Bangladesh e Índia, em honra à vitória de Grande Mãe Durga sobre o mal.


15 de Outubro - Em Roma, purificação da cidade.


16 de Outubro - Lakshmi Puja, ou Diwalii, o Festival das luzes, na Índia; Lakshmi.


18 de Outubro - A Grande Feira dos Cornos na Inglaterra, homenageando o deus Cornudo.


21 de Outubro - Dia de Orsel ou Ursula, deusa lunar eslava.


22 de Outubro - Dia dos Salgueiros, festival mesopotâmico de Belili ou Astarte.


25 de Outubro - Na China, Festival de Han Lu, deusa da Lua e das Colheitas.


26 de Outubro - Festival da Lua Cheia de Hathor no Egipto.
Festival inca dos mortos, Ayamarca, neste período.










"Outubro: Lua De Sangue

/ A Lua da Cura



Curar-se não é apenas livrar-se de uma doença. É também entrar em harmonia com seu corpo, com seus órgãos, com seu ritmo, e conservar seu organismo em equilíbrio. O primeiro passo é o controle da respiração. Inspire e expire consciente dos seus movimentos, da entrada e saída de ar dos pulmões. Todas as noites, antes de dormir, procure visualizar seus órgãos internos. Imagine seu coração batendo, o estômago em movimentos suaves para realizar a digestão, o fígado filtrando o que é bom para o organismo. Evite comer coisas que fazem mal, abstenha-se das bebidas alcoólicas e modere quaisquer tendências a exageros. Com o tempo vai perceber que é possível "ouvir" o seu organismo e dificilmente será vítima de uma doença inesperada. Comer uma folha fresca de sálvia/salva todos os dias também vai ajudar a manter a saúde em ordem." (ritoseditos-merlin-09-02-2006)




...

...

..

.

consoling

.

.

.

Sem comentários:

Enviar um comentário